Divisão Clean Air da Tenneco comemora 25 anos no Brasil

Ampliação de fábricas, expansão de negócios e conquistas de certificações e prêmios marcam a trajetória de sucesso no país

A Divisão Clean Air, da Tenneco, detentora das marcas Monroe, Monroe Axios e Walker celebra 25 anos de produção no Brasil, já reconhecida como referência em oferecer serviços e produtos de qualidade para sistemas de exaustão para veículos automotivos. Com a fabricação de soluções completas para veículos leves, pesados e extrapesados, a divisão Clean Air reduz emissões prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, melhorando o desempenho do veículo e contribuindo para a economia de combustível.

Fundada em 1996, em Mogi Mirim, a divisão começou fornecendo conversores catalíticos para um cliente de grande porte do setor automotivo. Em 1999, a produção já contemplava todo o sistema do veículo, desde o catalisador até o silencioso, entregando a solução completa. Os anos 2000 foram marcados pelo lançamento de produtos, crescimento do número de clientes, já atendendo várias montadoras, investimentos robustos na ampliação da linha leve e pesados – caminhões e ônibus.

“São 25 anos de sucesso e nos orgulhamos muito dessa conquista. Atualmente, contamos com 370 funcionários e cerca de 15 clientes. Começamos nossa história com 30 colaboradores e apenas um cliente. É uma trajetória construída com passos sólidos, com a prática diária dos nossos valores – Integridade Sempre, Trabalho em Equipe, Vontade de Vencer, criando um Futuro Melhor, sendo estes os pilares para o nosso crescimento constante”, afirma Pedro Guarnieri, Plant Manager Clean Air.

Divisão Clean Air, da Tenneco, detentora das marcas Monroe, Monroe Axios e Walker celebra 25 anos de produção no Brasil

Hoje, além de fornecer para as principais montadoras de veículos leves, a empresa é líder absoluta no mercado interno, para o segmento de ônibus e caminhões pesados e extrapesados. “A sede brasileira é essencial para a Tenneco manter-se no quadro global, destacando-se pela baixa rotatividade de colaboradores, visto que grande parte dos funcionários que entraram na fábrica em 1996, hoje comemoram os 25 anos de sucessos da divisão Clean Air”, completa Guarnieri.

A planta de Mogi Mirim tornou-se centro de tecnologia para a América do Sul em 2017. A área de engenharia foi capacitada para realizar testes com reconhecimento internacional no desenvolvimento de produtos e na validação interna por meio da testagem. Com isso, obteve a certificação Tenneco de Centro de Desenvolvimento.

Ano passado, a Tenneco Clean Air realizou o mapeamento de toda fábrica para a implementação do Focused Factory nas linhas de produção para sistemas Light Vehicle e Commercial Trucks. Com isso, concentrou times específicos, KPIs dedicados para a produção personalizada dos sistemas de exaustão, garantindo assim a melhoria contínua dos processos e produtos.

Para os próximos anos, a Tenneco Clear Air planeja os lançamentos de After Treatment Systems (ATS), com a regulamentação Euro VI – conjunto de normas regulamentadoras que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.

Premiações e Certificações

A Tenneco Clean Air coleciona prêmios e certificações ao longo desses 25 anos no país. Confira:

1997- Certificação ISO 9002;

1998 – Início da certificação QS 9000;

1999 – Premiação Volkswagen Brasil;

2000 – Certificação ISO 14001;

2001 e 2002 – Premiação General Motors;

2002 – Certificação ISSO/TS 16949;

2004 – Certificação Volkswagen VDA 6.3;

2006 e 2007 – Certificação ISO 14001 VS 2004;

2008 – Premiação Fiat Qualitas;

2010 – Premiação Silver Tenneco com dois milhões de horas sem acidentes com afastamento; Certificação de mérito pela General Motors e Prêmio SAE de melhor Trabalho de Ruído e Vibrações Nacional;

2011 – Certificação QSB pela General Motors;

2018 – Prêmio de Melhor Fornecedor do Ano e Melhor Fornecedor em Inovação e Tecnologia – CNHi;

2019 – Novo Reconhecimento da General Motors Brasil – GM 2019 Supplier Quality Excellence Award.

Sobre a Tenneco

A Tenneco é um dos maiores líderes, fabricantes e comerciantes mundiais de produtos automotivos para equipamentos originais e clientes de reposição, com receitas em 2020 de ﹩ 15,4 bilhões e aproximadamente 73.000 colaboradores trabalhando em mais de 270 locais em todo o mundo. Nossos quatro grupos de negócios – Motorparts, Performance Solutions, Clean Air e Powertrain – impulsionam avanços em mobilidade ao fornecer soluções de tecnologia para mercados globais diversificados, incluindo veículos leves e pesados, utilitários, fora de estrada, industriais, automobilismo e o mercado de reposição.

autopecasguia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *